EUA bombardeiam posições do Estado Islâmico no Iraque

  • AFP
EUA bombardeiam posições do Estado Islâmico no Iraque

Os Estados Unidos bombardearam posições de artilharia do Estado Islâmico no Iraque que ameaçavam funcionários americanos baseados em Erbil, no Curdistão iraquiano, anunciou nesta sexta-feira o Pentágono.

"Aviões militares americanos lançaram ataques contra a artilharia do Estado Islâmico. A artilharia foi usada contra forças curdas que defendiam Erbil, perto dos funcionários americanos", declarou o contra-almirante John Kirby, porta-voz do Pentágono, no Twitter.

O presidente Barack Obama deu autorização para ataques aéreos se fossem necessários para proteger interesses americanos de extremistas do Estado Islâmico na noite nesta quinta-feira. O poder militar dos Estados Unidos também poderão usar os ataques aéreos para intervir na crise humanitária entre os extremistas e minorias religiosas no norte do país.

Antes dos ataques do Estado Islâmico, a região era a mais estável e servia de aliado dos Estados Unidos. Conselheiros militares americanos estão estacionados na capital curda, Erbil.

Líderes curdos pediram que os Estados Unidos e a Otan reforçassem suas forças aéreas na região contra os ataques violentos e crescentes do Estado Islâmico. “Nós vamos fazer o que for necessário para proteger nosso povo”, disse Obama. “Apoiamos nossos aliados quando eles estão em perigo”, acrescentou. 

Nesta sexta-feira, as autoridades americanas afirmaram que aviões haviam enviado comida e água na região montanhosa de Sinjar, onde milhares de yazids estão refugiados.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.