Cara a cara com predador, especialista mostra como escapar de ataque de tubarão
Uma especialista em tubarões postou um vídeo no TikTok em que uma colega aparece cara a cara com um predador. O objetivo de da bióloga marinha e mergulhadora Kayleigh Nicole Grant, de 34 anos, é ensinar como evitar que as feras marinhas lancem um ataque letal.
No vídeo, Kayleigh filma a sua colega Andriana no mar quando um tubarão se aproxima sinistramente.
"Andy está demonstrando por que não devemos mergulhar e nadar para longe dos tubarões. Espalhar água e nadar para longe imita o que a presa faz", explicou a bióloga no vídeo viral, com quase 3 milhões de visualizações.
Há dez anos radicada no Havaí (EUA), Kayleigh revelou dicas para salvar vidas e educar pessoas no mar. No vídeo, ela explica que, diante de um tubarão, o banhista ou o mergulhador deve se comportar como um deles e não uma presa.
"Quando estamos lidando com predadores como tubarões, também devemos agir como um predador", declarou ela, acrescentando que esses magníficos animais são incrivelmente tímidos e desconfiados do contato humano.
Andriana é então vista sem medo se virando para encarar o tubarão enquanto ele se dirige para ela nas águas com excelente visibilidade.
"Então, o que você realmente deve fazer é não mergulhar, não se virar, não encarar o animal e não manter contato visual. Com os tubarões-tigre, você pode colocar a mão no topo da cabeça, empurrar suavemente para baixo e isso os redirecionará para longe de você", explicou ela.
E é exatamente isso que Andriana faz no vídeo: ela toca suavemente o tubarão e o faz mudar de direção.
Usuários da rede social ficaram impressionados com o truque extraordinário que poderia ajudar a impedir um ataque sangrento.
Para assistir o vídeo clique aqui