Boa alimentação ajuda a manter a pele mais bonita e saudável
Manter uma pele bonita requer certo investimento. Engana-se quem acredita que basta comprar cosméticos e se submeter a procedimentos estéticos. Estas duas atitudes podem não render o resultado desejado caso sua alimentação não seja adequada.
- Para que a nossa pele tenha um aspecto saudável, permaneça com boa elasticidade, firme, hidratada, iluminada e sem rugas, alguns componentes são essenciais, como as fibras de colágeno e elastina. Mas, para que sejam formados, é necessário uma boa alimentação - explica a dermatologista Apolônia Sales.
De acordo com a nutricionista clínica Jane Carvalho, a dieta de quem quer ter uma pele bonita deve ter muitos legumes e verduras, além de líquidos. Estes nutrientes ajudam a combater o envelhecimento e renovam as células epidérmicas.
- Alimentos que contenham vitaminas A, C e E têm ação antioxidante e antibactericida. Na hora de comer, dê preferência por estes alimentos ou preparações feitas com eles. Evite consumir estes nutrientes em cápsulas - orienta Jane.
Manter o intestino funcionando bem é outra estratégia para deixar a pele bonita. Portanto, deve-se acrescentar à rotina de alimentação preparações que contenham fibras, como a aveia.
- Se o teu intestino não estiver funcionando bem, nenhum dos tratamentos que você fizer para a pele terá uma boa resposta. Ele é o responsável por absorver todos os nutrientes que ingerimos e fazê-los entrar no nosso corpo. Às vezes a pessoa está com uma acne e a causa pode ser uma prisão de ventre - alerta a biomédica estética Mônica Batista.
Se existem ingredientes que precisamos colocar no prato, têm também os que devem ser eliminados. O açúcar é um deles.
- Se ingerimos uma grande quantidade de açúcar, ocorre nas células uma reação chamada glicação, que está diretamente relacionada ao envelhecimento da pele -afirma Apolônia.