"Avós e netos precisam respeitar os limites impostos pelos pais", afirma o pediatra Fábio Ancona Lopez

O pediatra Fábio Ancona Lopez é autor do livro Avós e Netos: Uma Forma Especial de Amar – Manual de Convivência

  • Zero Hora

No livro Avós e Netos: Uma Forma Especial de Amar - Manual de Convivência, o pediatra Fábio Ancona Lopez analisa as orientações e condutas da relação entre avós e netos nos últimos anos. Aos 75 anos, 50 de profissão, Ancona percebeu que hoje os avós participam muito mais da vida dos netos do que no início da sua carreira, e isso tem feito muita diferença na educação das crianças. Em entrevista, ele explica o que mudou nessa relação.
 
Os avós de hoje agem de forma diferente em relação ao tempo em que eram apenas pais?

Sim. Eu, como médico, mudei minhas orientações alimentares e de condutas. Os avós vêm ao consultório com os netos hoje muito mais do que os avós de 40, 50 anos atrás. Muitos deles vieram com os filhos e esperam ouvir as mesmas coisas. Eles têm um grande prazer no ato de participar dessa forma da vida dos pequenos, mas os pais, filhos deles, devem explicar que a forma como as crianças foram criadas, os cuidados, mudaram, e eles precisam mudar nesse sentido também.

Quais os cuidados que os avós devem ter quando estão com os netos que eram diferentes quando eles criaram seus filhos?

Antigamente, criança gordinha era sinal de criança sadia. Isso mudou. Os avós, muitas vezes, acham que devem oferecer doces e bolos o tempo todo para os pequenos para que eles engordem, não aceitam que a criança não coma tudo o que foi posto no prato. No entanto, sabemos que uma criança que está acima do peso tem uma tendência muito maior de se tornar um adulto obeso depois. Por isso, pais, orientem os avós sobre como é a alimentação dos seus filhos e expliquem que sair da rotina é natural, o que não pode é tornar a fuga às regras uma constante, mesmo nas férias.
 
Avós podem ser liberais em relação aos netos?

Podem, mas não muito. Avós e netos precisam respeitar os limites impostos pelos pais. As crianças testam, é normal, mas permitir que elas não cumpram o que os pais pediram traz insegurança, mesmo que, na hora, a situação pareça segura.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.