Aulas voltam em horário reduzido após ordem judicial

A categoria vai entrar com recurso contra a liminar que impeça o mínimo de 66% das atividades escolares.

  • Karol Chicoski
SIMTED/Arquivo
SIMTED/Arquivo

Durante assembleia realizada hoje (21) no (Simted) Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação, ficou decidido que as aulas vão voltar nas Escolas e Centros de Educação Infantil Municipal de Dourados a partir de amanhã (22), mas com horário reduzido. O Simted ainda não informou como será trabalhada a questão do horário a partir desta terça. A categoria informou que  vai entrar com recurso contra a liminar que impeça o mínimo de 66% das atividades escolares.

Por volta das 15h30, os professores farão manifestação na Câmara de Vereadores, em sessão que foi antecipada por conta da visita do ministro da Educação, Mendonça Filho e o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Os profissionais da Rede Municipal de Educação haviam informado na semana passada que entrariam em greve a partir de hoje, pois não teve nenhuma proposta por parte da Prefeitura, sobre a negociação salarial se arrasta desde o mês de maio.

A categoria informa que a reivindicações são por causa do cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério, com reajuste de 7,64%; e o mesmo percentual para os/as servidores/as administrativos da REME, com pagamento de valores retroativos relativo ao mês de abril (data base).

O Simted disse que aguardou duas solicitações de tempo, por meses, para que a administração efetuasse estudos orçamentários. Porém, durante a negociação, nenhuma proposta concreta (com percentuais e/ou datas para cumprimento das leis) foi efetuada pelo Governo Municipal. Porém, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul expediu ordem que limita a greve dos educadores que foi programada para ter início hoje em dourados. Conforme a decisão judicial, caso o sindicato não obedeça essa determinação e impeça o mínimo de 66% das atividades escolares, deverá pagar multa diária de 50 mil reais, por esse motivo, a categoria decidiu voltar  com as aulas a partir de amanhã.

Matéria editada às 14h para alterar informações*** 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.