União só atende 7 de 22 pedidos de transferência de presos feitos por MS

  • André Bento
União só atende 7 de 22 pedidos de transferência de presos feitos por MS

A grave crise do sistema carcerário evidenciada com a morte de mais de 50 presos do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), em Manaus, capital do Amazonas, tem tido reflexo em Mato Grosso do Sul por causa da guerra entre facções criminosas. Em meio ao crescente risco de rebeliões, o Estado solicitou à União a transferência de 22 detentos para presídios federais, mas apenas sete desses pedidos foram autorizados.

Conforme publicação do Portal Brasil, site de notícias do Governo Federal, sete estados brasileiros pediram ajuda ao Ministério da Justiça após a onda de mortes nos presídios. No caso sul-mato-grossense, dos 22 pedidos de transferência, quatro foram negados e ainda há 11 em análise.

“No caso dos pedidos indeferidos, o estado informou que fará nova solicitação. As transferências serão feitas conforme a autorização da Justiça”, informou a publicação do governo brasileiro.

Outros estados, como Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia, pediram, além de transferências de presos, apoio financeiro e reforço de armas e agentes da Força Nacional de Segurança.

“Para sanar essas necessidades imediatas, o que nós já temos de pronto estamos doando. O que não temos, os estados podem fazer uso dos recursos repassados para adquirir”, anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (10) o ministro da Justiça Alexandre de Moraes.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.