TRE-MS e Forças de Segurança realizam reunião de alinhamento para as Eleições 2022

Encontro teve por objetivo definir ações preventivas e plano de atuação no pleito eleitoral

  • Assessoria/TRE-MS
Foto: Divulgação/TRE-MS
Foto: Divulgação/TRE-MS

Na manhã de segunda-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) reuniu-se com representantes das Forças de Segurança de Mato Grosso do Sul para alinhamento do plano de atuação para as Eleições 2022.

Estiveram presentes o Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), General Anísio David de Oliveira, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Púbica (SEJUSP), Antonio Carlos Videira, o Superintendente Estadual de Mato Grosso do Sul (ABIN), Davi Bernardes de Assis, o Comandante do 17º Batalhão de polícia Militar de Trânsito (BTRAN), Tenente-Coronel Élcio Almeida, o Diretor-Presidente da Agência Municipal de Trânsito (AGETRAN), Janine de lima Bruno, o Superintendente Regional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luiz Alexandre Gomes da Silva, o Comandante-Geral da Polícia Militar de MS, Coronel Marcos Paulo Gimenez, o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel de oliveira Filho, o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, o Diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Coronel Wagner Ferreira da Silva, e o Comandante da Polícia Militar Rodoviária Estadual de MS, Tenente-Coronel Wilmar Fernandes.

Do TRE-MS estiveram o Presidente, Des. Paschoal Carmello Leandro, o Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Des. Julizar Barbosa Trindade, o Juiz Auxiliar da Presidência, Dr. Fernando Cury, o Juiz Auxiliar da Corregedoria, Dr. Alexandre Correa Leite e o Diretor Geral, Hardy Waldschmidt. O Procurador Regional Eleitoral, Dr. Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, esteve representando o Ministério Público Eleitoral.

Em sua fala, o Desembargador Paschoal destacou o compromisso da Justiça Eleitoral na realização de eleições democráticas: “devemos assegurar a igualdade de condições entre os candidatos na disputa eleitoral e proteger a normalidade e a legitimidade do pleito, refletindo com exatidão a escolha livre do eleitor”.

Na reunião, Hardy Waldschmidt, além de apresentar dados e informações técnicas e de logística, ponderou sobre a necessidade da atuação das forças de segurança: “a ação conjunta se faz necessária para garantir o exercício do voto e a normalidade da votação e apuração”.

Em seguida, o Juiz de Direito e Presidente da Comissão de Auditoria das Eleições, Dr. Olivar Augusto Roberti Coneglian, teve a oportunidade de esclarecer os procedimentos da auditoria das urnas eletrônicas.

Ao final, o representante do Centro Integrado de Operações (CIOPS) da Polícia Militar de MS, Coronel Juracy Pereira da Paz, explanou as operações a serem realizadas pelo órgão, dentre elas o aumento da capacidade operacional dos recursos humanos e técnicos dos serviços de emergência (190 e 193) e o monitoramento e desenvolvimento da Operação Eleições 2022 a partir de 26 de setembro.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.