STF aceita pedido de habeas corpus e fazendeiros envolvidos em ataque a índios em Caarapó serão soltos

Os fazendeiros serão soltos até esta quarta-feira (29).

  • Karol Chicoski
O caso aconteceu no dia 14 de junho de 2016, na Fazenda Yvu, em Caarapó.
O caso aconteceu no dia 14 de junho de 2016, na Fazenda Yvu, em Caarapó.

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou pedido de habeas corpus dos fazendeiros envolvidos no ataque na comunidade Tey Kuê, na Fazenda Yvu, em Caarapó, que aconteceu no ano passado, e serão soltos até esta quarta-feira (29). A reportagem da 94FM recebeu a informação com exclusividade na manhã de hoje (28).  

O caso

O caso aconteceu no dia 14 de junho de 2016, quando um grupo de 200 a 300 fazendeiros atacou a comunidade comunidade Tey Kuê, na Fazenda Yvu, em Caarapó. Esse ataque resultou em um índio morto e oito feridos. No total, cinco fazendeiros foram presos pela Polícia Federal acusados dos crimes de constituição de milícia privada, homicídio, lesão corporal e dano qualificado.

Os fazendeiros alegaram retomada legal de propriedade (desforço imediato), mas o entendimento predominante foi de houve excesso no uso de força, dada a desproporção no número de envolvidos e o uso intensivo de armamento. Com esse entendimento, a prisão foi mantida pela Primeira Turma do STF, em decisão de setembro deste ano.

Colaborou com as informações Sidnei Bronka***



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.