Projeto de lei quer proibir extração vegetal no Pantanal de MS por 5 anos

Um projeto de lei apresentando nesta quarta-feira (25) quer proibir o governo estadual de conceder autorização ambiental para qualquer tipo de extração vegetal no Pantanal sul-mato-grossense.
Dados apresentados pelo parlamentar responsável pelo projeto, que segundo sua assessoria foram apresentados pelo MPMS (Ministério Público Estadual), dão conta que entre 2013 a 2015 pouco mais de 70 mil hectares, em 33 municípios sul-mato-grossenses, foram devastados por algum tipo atividade com extração vegetal.
O projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa suspende, por um período mínimo de cinco ano, a concessão de autorizações ambientais para extração da vegetação no Pantanal sul-mato-grossense. O prazo inicial de suspensão poderá ser ampliado mediante novos estudos técnicos.
Mato grosso do Sul é berço de quase dois terços do Pantanal, e um dos objetivos da proposta é garantir a recuperação da mata nativa do bioma, bem como sua preservação pelos próximos cinco anos.
O projeto ainda estende a proibição de novas autorizações para outros biomas existentes em Mato Grosso do Sul como Cerrado e Mata Atlântica, além de determinar que todas aquelas concedidas pelo governo desde 2007 sejam submetidas a uma revisão por técnicos do governo.