PF garante a eleição extraordinária na Aldeia Amambai

Mais de 70 policiais participaram da ação para garantir o livre exercício do voto

  • Assessoria/Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Neste domingo (31/8), ocorreu a eleição extraordinária do novo capitão (espécie de líder político das reservas indígenas) da Aldeia Amambai.

Em razão dos diversos conflitos ocorridos nos meses de junho e julho na Aldeia Amambai, localizada no município de mesmo nome, a cerca de 90 km de Ponta Porã/MS, por motivos de disputa de lideranças e ocupação de propriedade rural na região, foi estabelecida eleição em 31/7, para eleger um novo "capitão".

A Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, planejou, coordenou e realizou a segurança do pleito, para zelar pela incolumidade física de toda comunidade indígena, de modo a garantir o livre exercício do voto, e a segurança das autoridades presentes, durante a votação e a contagem dos votos.

Mais de 70 policiais, entre Policiais Federais, Policiais Militares e Força Nacional de Segurança Pública, participaram da ação, tanto no policiamento ostensivo, rondas periódicas, eliminação de obstruções e manifestações, manutenção da ordem, como também na orientação e no controle do fluxo de acesso ao local de votação.

Aproximadamente 9 mil indígenas, dos quais pelo menos a metade com direito à voto, vivem na Aldeia. Durante todo o dia indígenas se dirigiram ao local da votação, que se encerrou às 16h, dando início à contagem dos votos.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.