Nupemec realiza oficina de parentalidade a 28 famílias
Para reforçar os atendimentos de orientação aos pais sobre como proteger seus filhos dos conflitos do divórcio, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), ofereceu nos dias 30 e 31 de maio as Oficinas de Parentalidade para um grupo de 28 famílias, envolvendo aproximadamente 56 pessoas, entre ex-cônjuges, madrasta e avós.
As oficinas têm como foco as pessoas que encontram-se vivendo uma ruptura conjugal e/ou transformação na estrutura familiar, sobretudo nas relações que envolvam crianças e adolescentes. Nos encontros, os pais interagem com profissionais habilitados que procuram instrumentalizar pais e filhos (crianças, adolescentes e jovens) para enfrentarem as consequências do divórcio ou dissolução da união estável, reduzindo traumas decorrentes das mudanças nas relações familiares e atuando, inclusive, como fator preventivo da alienação parental, violência doméstica e da criminalidade infantojuvenil.
O público é encaminhado às oficinas do Nupemec pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) nos casos pré-processuais que envolvem questões familiares, com filhos pequenos e também por determinação de magistrados que atuam nas varas de família.
O primeiro dia da oficina, dia 30 de maio, foi dedicado aos autores das demandas (pré-processuais e processuais) e, o segundo dia (31) foi voltado às partes requeridas. Dos 28 grupos familiares atendidos nessa edição das Oficinas de Parentalidade, 19 são da comarca de Corumbá e 9 de Campo Grande.
Relatos dos participantes descrevem que a participação nas oficinas significou refletir em como as brigas atrapalham o desenvolvimento do filho e como isso o afeta. “Tenho que demonstrar mais meu amor e preencher qualquer lacuna na vida dele”. Para outro participante, o curso “mudou a forma de agir e pensar sobre as decisões com minha filha”.
De acordo com o Nupemec, ainda não há oficinas voltadas aos filhos, mas há a intenção de implementar tal serviço. As próximas oficinas estão agendadas para os dias 27 e 28 de junho.