Nupemec inicia Curso de Formação de Conciliadores Judiciais
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) deu início na manhã desta segunda-feira, dia 15 de maio, ao módulo teórico do “Curso de Formação de Conciliadores Judiciais do Nupemec/TJMS”.
Ministrado na sede da Secretaria do Núcleo em Campo Grande, esse primeiro módulo, com carga horária de 40 horas-aula, se estenderá até a próxima sexta-feira (19), com encontros nos períodos matutino e vespertino.
“É meu compromisso, no exercício da função de Coordenador da Mediação e da Conciliação do Nupemec e da Justiça Restaurativa, ampliar a atuação do Núcleo com a realização de um maior número de conciliações e mediações, bem como fomentar a Justiça Restaurativa em Mato Grosso do Sul. Para alcançar esse propósito de ampliação, é necessário aumentar o número de conciliadores e mediadores. Por isso, a realização do presente curso na área de conciliação”, explanou o Des. Vilson Bertelli aos 10 alunos em formação durante a abertura das aulas.
O desembargador também salientou que o curso objetiva apresentar conteúdos essenciais sobre a autocomposição, além de oportunizar atividades práticas de simulação, tudo para formar conciliadores aptos à condução de sessões de conciliação nos moldes idealizados pela Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses no âmbito do Poder Judiciário, fomentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O curso é ministrado pela instrutora Edneia Alves de Souza Amaral, servidora do TJMS com formação pelo CNJ na área de conciliação e mediação judicial. O conteúdo oferecido possibilita a imersão dos alunos nos conceitos teóricos e nas boas práticas da conciliação por meio de simulações, e oportuniza o compartilhamento de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre a aplicação prática das técnicas autocompositivas.
Ao final dessa etapa teórica, os alunos terão o prazo de um ano para finalizar o módulo prático, composto por um estágio supervisionado a ser realizado em um dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) do TJMS.
“Os senhores e as senhoras, futuros conciliadores judiciais após concluírem os módulos teórico e prático deste curso, terão importante papel na realização de conciliações no Estado de MS”, exaltou o Des. Vilson Bertelli.