MS plantou 54% do milho fora da janela ideal, mas maioria das lavouras está boa
Produtividade média para essa safra está estimada em 80,33 sacas por hectare e produção prevista é de 11,206 milhões de toneladas
Boletim Casa Rural elaborado pelo Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) na segunda semana de maio indica que 94,7% das lavouras de milho do Estado estão em boas condições e 5,3% regulares.
Divulgado nesta quarta-feira (17) pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), o documento aponta 2,325 milhões de hectares cultivados nessa safra, com produtividade média estimada de 80,33 sacas por hectare e produção prevista de 11,206 milhões de toneladas.
No caso dos 5,3% de lavouras com condições regulares, a publicação menciona “plantas que apresentam poucas moléstias por pragas, stand razoável e pequenos amarelamentos das plantas em desenvolvimento”. Já em relação aos 94,7% bons, são mencionadas “plantas viçosas e que garantem uma boa produtividade”.
Porém, o Siga-MS pondera que futuro da cultura ainda é incerto, uma vez que Mato Grosso do Sul apresenta 54% da produção fora da melhor janela de semeadura, correndo o risco de sofrer com intempéries climáticas (estiagem, geada e queda de granizo).
De acordo com o boletim Casa Rural, atualmente grande parte da produção está no desenvolvimento fenológico vegetativo.
No caso específico do município de Dourados, que cultivou 186.575,11 hectares de milho nessa safra, o Siga-MS indica que há 80% das lavouras em boas condições e 20% regulares.