MS já enviou este ano 187 órgãos para transplantes em outros estados

  • Campo Grande News
Equipe que busca órgão é a mesma que implanta. ((Foto: Yarima Mecchi))
Equipe que busca órgão é a mesma que implanta. ((Foto: Yarima Mecchi))

Na última quinta-feira (20), um coração foi doado em Campo Grande e levado para Brasília (DF), o que fez muita gente questionar o fato do órgão não ter salvo uma vida aqui, em Mato Grosso do Sul. De acordo com os critérios estabelecidos pelo SNT (Sistema Nacional de Transplantes), responsável pelo controle e pelo monitoramento dos transplantes de órgãos, de tecidos e de partes do corpo humano realizados no País, a regra maior é respeitar a fila nacional de pacientes a espera de algum tipo de doação. O órgão, é claro, precisa ser compatível com o receptor para que não tenha rejeição, o que limita ainda mais o destino da doação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a atuação do SNT está concentrada no tempo de espera dos pacientes na lista de transplantes e na melhoria da qualidade de vida dos que aguardam pelo procedimento. A coordenadora da Central Estadual de Transplante em Mato Grosso do Sul, Claire Miozzo, explica que no caso do coração, ele deve ser transplantado em no máximo quatro horas e por isso são muito importantes os dados do Sistema Nacional.

"Quanto tira do doador, o tempo é muito curto e aqui em Mato Grosso do Sul não fazemos transplante de coração, então é comum o órgão ser encaminhado para outro estado".

Ela esclarece que caso um paciente de Mato Grosso do Sul precise fazer um transplante de coração, é necessário que ele fique preparado para viajar ou more em uma cidade que faça o procedimento. "O mais indicado é que o paciente more em um município que realize o transplante. Um paciente nosso tem que ficar sempre alerta ou morando lá".

Ainda de acordo com a coordenadora, o tempo médio de espera para a liberação do corpo para a família é de 24 horas, mas a CET sempre pede 30 horas. 

Somente este ano Mato Grosso do Sul já encaminhou para outros estados 4 corações, 9 fígados, 37 rins, 1 pâncreas e 136 córneas. "Já encaminhamos praticamente para o país inteiro. Todo envio é feito através da fila nacional".

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.