MPE discute novas estratégias de combate ao crime organizado na fronteira

  • Redação com MPE
Fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai tem sido palco de guerra entre facções criminosas desde a mort... (Arquivo)
Fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai tem sido palco de guerra entre facções criminosas desde a mort... (Arquivo)

De hoje (3) até sexta-feira (4) o MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) promove em Ponta Porã o evento “MP Fronteira – Novas estratégias de combate ao crime organizado”. Serão palestrantes um promotor de Justiça que atua em São Paulo, um juiz do Paraguai e um major da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Dourados.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a ação é desenvolvida pelo Núcleo Criminal vinculado aos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial. O local escolhido é o Centro de Convenções Miguel Gomez.

“Existe uma expectativa dos Promotores que trabalham na Fronteira. A troca de experiência com os órgãos de segurança é de grande importância para desenvolvermos questões que têm a ver com o crime organizado”, afirma o Promotor de Justiça e Assessor do Núcleo Criminal Fábio Ianni Goldfinger. “Essa é a oportunidade também de efetivar e concretizar as propostas que já encaminhamos ao Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos”, conclui Goldfinger.

No primeiro dia, acontece a criação oficial do Grupo de Trabalho da Fronteira –GTFronteira e a primeira palestra “O papel do Ministério Público no combate às organizações criminosas na fronteira” ministrada pelo Promotor de Justiça de São Paulo, Flávio Okamoto.

No dia 04, os trabalhos começam com a palestra do Juiz do Paraguai Santiago Nuñes nominada: “Os instrumentos processuais de combate ao crime organizado no Paraguai e os meios de compartilhamento de prova”.

Na sequência o Major Plácido Garcia Travassos dos Santos da 4º Brigada da Cavalaria Mecanizada vai falar sobre “O Sisfron no combate ao crime organizado” e a manhã encerra com a palestra do Procurador da República em Ponta Porã, Ricardo Pael Ardenghi com o tema “A integração interinstitucional na fronteira”. Os trabalhos do GTFronteira retornam no início da tarde.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.