Mato Grosso do Sul registrou 100 desastres naturais em 2017

Os primeiros registros de desastres naturais em Mato Grosso do Sul ocorreram no ano de 1974, com nove ocorrências.

  • Karol Chicoski
Foto: divulgação/Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Foto: divulgação/Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foram registradas 100 ocorrências naturais causadas por algum fenômeno climático, de janeiro a setembro de 2017 em Mato Grosso do Sul. Conforme a notícia publicada no Diário Oficial do Estado, o centésimo registro de desastre ocorreu na cidade de Paranhos, causado por um incêndio florestal.

As ocorrências de janeiro a setembro incluem, além do incêndio florestal em Paranhos, casos de deslizamentos, chuvas de granizo, alagamentos, enxurradas, estiagem, temporais, tornados, vendaval, voçoroca (fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva), geadas e incêndios em aglomerados residenciais.

Conforme a publicação, os primeiros registros de desastres naturais em Mato Grosso do Sul ocorreram no ano de 1974, com nove ocorrências, sendo a primeira em 23 de janeiro, uma inundação em Dois Irmãos do Buriti. 

De acordo com o coordenador-adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), tenente-coronel Fábio Catarinelli, desde 2012 a Secretaria Nacional de Defesa Civil disponibiliza de um sistema integrado de informações de desastres, que possibilita o monitoramento de ocorrências naturais ou humanas em todo o Brasil.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.