Lama Asfáltica aponta prejuízo de 20% aos cofres públicos de MS
Nas duas fases da operação Lama Asfáltica, foram analisados R$ 200 milhões em pagamentos a empresas por obras realizadas em Mato Grosso do Sul. Os investigadores descobriram prejuízo aos cofres públicos de cerca de 20% do valor pago pelo governo.
Mas o valor pode ser maior. Durante a gestão de André Puccinelli (PMDB), o governo assinou contratos que somam R$ 2 bilhões só com as empresas investigadas. A defesa de Puccinelli não retornou às ligações.
Ainda de acordo com o relatório das investigações, o empreiteiro João Amorim agia como se fosse o “dono” de todas as obras do estado. Para permitir que outras empresas trabalhassem no estado, ele cobrava propina.
O advogado de João Amorim, Benedicto Figueiredo, disse que estava em uma reunião e não poderia atender.
Conforme as investigações, em dezembro de 2014, Amorim e o então secretário estadual de Obras, Edson Giroto, foram até Presidente Prudente, no interior paulista, se reunir com outro empreiteiro para cobrar dinheiro do vencedor da licitação para as obras na MS-430.
A defesa de Giroto informou, em nota, que não pode comentar as acusações porque o processo está sob sigilo e que pedirá à Justiça autorização para responder aos questionamentos.
A rodovia estadual liga Rio Negro a São Gabriel do Oeste, na região centro-norte do estado. A obra foi considerada estratégica na ligação do centro ao leste de Mato Grosso do Sul e recebeu investimento do programa de desenvolvimento regional. O programa tinha convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Regional (BNDES), que foi firmado em novembro de 2012.
Além das obras na MS-430, a MS-040 também rendeu a Amorim pagamentos por serviços não realizados, como descobriu a Controladoria-Geral da União (CGU). A auditoria da CGU encontrou obras irregulares na manutenção da rodovia. Nos dois contratos, o superfaturamento chega a quase R$ 11 milhões.
Investigação
As investigações sobre o suposto esquema de corrupção tiveram início em 2013. Na primeira fase da apuração, foi verificada a existência de um grupo que, por meio de empresas em nome próprio e de terceiros, superfaturaram obras contratadas com a administração pública, mediante corrupção de servidores públicos e fraudes a licitações, ocasionando desvios de recursos públicos.
Em análise a material apreendido na primeira fase da operação, a CGU e a Receita Federal verificaram indícios de lavagem de dinheiro, inclusive decorrentes de desvio de recursos públicos federais e provenientes de corrupção passiva, com a utilização de mecanismos para ocultação de tais valores, como aquisição de bens em nome de terceiros e saques em espécie.