Governo reconhece práticas inovadoras de cinco prefeituras amigas da mulher
![Foto: Divulgação](https://www.94fmdourados.com.br/uploads/timthumb.php?src=/https://www.94fmdourados.com.br/uploads/images/news/65992/68db1a716d69fd6f56bcd4d2e4b043ef.jpg&w=400&h=auto&a=c)
Bruno Chaves
Em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) desta terça-feira (25), o Governo de Mato Grosso do Sul reconhece práticas inovadoras desenvolvidas por cinco municípios na área do enfrentamento à violência contra à mulher. Os municípios de Campo Grande, Dourados, Juti, Nioaque, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia e Tacuru receberam o Selo Prefeitura Amiga da Mulher.
As cidades premiadas apresentaram projetos de programas de combate à violência contra a mulher e de incentivo ao empreendedorismo feminino. Foram reconhecidos com o Selo os projetos Casa da Mulher Brasileira e Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero/CIG, de Campo Grande; Acalento, de Dourados; Centro de Inclusão Produtiva – CIP Urbano, de Juti; e Vivência de Mulheres, de Nioaque.
Os demais foram: Derrubando as Muralhas do Medo. Juntos Somos Mais Fortes, de Nova Andradina; 2º Festival de Talentos Femininos e Roda de Conversa com o Movimento de Mulheres Camponesas – Assentamento Itamarati, de Ponta Porã; Paineira Rosa e Mapeamento da Violência Doméstica uma Articulação com a Rede Municipal, de Sidrolândia; e Mulheres Indígenas Empoderadas, de Tacuru.
Com a premiação, o Governo fomenta a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas. Além disso, o Estado incentiva o associativismo, o cooperativismo e o empreendedorismo, considerando as especificidades e as potencialidades dos municípios.
O Selo Prefeitura Amiga da Mulher é concedido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Subsecretaria Especial da Cidadania e a Secretaria de Estado Governo e Gestão Estratégica (Segov).