Engenharia Agrícola da UFGD realiza projeto em Caarapó para evitar acidentes em silos e armazéns de grãos

  • Assessoria/UFGD
Os materiais didáticos foram produzidos pela equipe do PAS (Foto: Divulgação)
Os materiais didáticos foram produzidos pela equipe do PAS (Foto: Divulgação)

O Projeto Armazenamento Seguro (PAS) realizou atividades de sensibilização sobre a prevenção de acidentes em unidades armazenadoras de grãos, na sexta-feira passada (16/06), com as turmas do 1º ano do ensino fundamental até o 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta, localizada no distrito de Cristalina, em Caarapó (MS). Essa ação de extensão foi desenvolvida pelos estudantes de Engenharia Agrícola da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e coordenada pela professora Vanderleia Schoeninger.

As atividades apresentaram as etapas do processo de armazenamento de produtos agrícolas e os riscos existentes, por meio de materiais didáticos (maquetes, folders, simuladores de acidentes, etc.) que foram confeccionados pela equipe do projeto. A escola foi estrategicamente escolhida por estar em uma região que possui variadas estruturas de silos armazenadores.

Para os alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental, foram distribuídos kits escolares para a participação no Concurso de Desenho do Projeto Armazenamento Seguro. Com lápis colorido, papel em branco e muita imaginação, eles deram vida às suas ideias, a partir do tema “armazenamento de grãos e segurança no trabalho”.

Para os alunos do 7º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio, foi realizada uma palestra dinâmica com utilização de recursos confeccionados pelos universitários do projeto de extensão. Além das maquetes e equipamentos de proteção individual (EPI's), foram exibidos vídeos e notícias de acidentes reais em unidades armazenadoras na região, destacando a importância da precaução e segurança. Também foi apresentado o curso de graduação em Engenharia Agrícola, incentivando os estudantes a explorar oportunidades profissionais na área.

A coordenadora do projeto, professora Vanderleia Schoeninger, em nome de toda equipe, destaca a experiência como “oportunidade única de aprendizado e troca de conhecimento, construindo pontes entre a academia e a comunidade, expandindo assim a cultura de prevenção de acidentes em silos e armazéns”.

O projeto começou há três anos, motivado por uma tragédia. Em maio de 2020, em Dourados, uma criança caiu em uma carreta que descarregava feijão a granel e foi soterrada pelo movimento dos grãos. O acidente fatal sensibilizou a professora a mobilizar o curso de Engenharia Agrícola da UFGD para prevenir mortes como essa.

A ação de extensão em 16 de junho foi conduzida pelos estudantes de Engenharia Agrícola da UFGD: Fabio da Silva Ferreira, Felipe Dias Viana, Pamela Cristina Santos, Rayza R. O. Leite, Gedriana G. O. Chaves, Tamires F. Obando e Gustavo G.de Almeida. O projeto foi aprovado pelo Edital  PROEX-PIBEX-PIVEX Nº 43 - Ações de Extensão com ônus para a UFGD.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.