Em MS, abaixo-assinado à presidência dos Correios pede ajuda para carteiro exemplar
Moradores de Vicentina, no interior de Mato Grosso do Sul, estão a colher assinaturas num abaixo-assinado que deverá ser enviado à Presidência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, popularmente conhecida como Correios. O objetivo é conseguir melhores condições de trabalho para o exemplar carteiro que, sozinho, atende todo o município sobre uma bicicleta, faça chuva ou sol, até mesmo sem horário de almoço.
Essas são algumas das informações que constam no documento obtido pela reportagem da 94FM. Trata-se de um protesto em favor de melhores condições de trabalho para o funcionário Antônio Torres da Silva, descrito como uma pessoa querida, esforçada, competente e trabalhadora.
Logo no início, o abaixo-assinado solicita uma moto para que o carteiro possa fazer seu trabalho “de maneiras menos árdua”. Isso porque, conforme o documento, ele “atende sozinho a todo município de bicicleta, de forma exemplar, sob sol, chuva ou frio”.
“Seu trabalho é excelente, mesmo com as más condições a ele oferecidas. Antônio não mede esforços para cumprir com o dever que caberia a dois carteiros, e para dar conta do trabalho acaba colocando em risco sua própria saúde trabalhando muitas vezes sem almoço, e de bicicleta pela cidade inteira com uma carga excessiva de trabalho”, detalham os moradores de Vicentina.
Eles justificam que “vendo seu esforço e sua competência, a população encontrou” no abaixo-assinado “uma forma de valorizar o profissional que ele é, até porque corremos o risco de perde-lo”.
Por fim, os moradores também mencionam ser necessário mais profissionais no quadro de atendente comercial para evitar atrasos nos atendimentos.
Em nota enviada à 94FM, os Correios deram respostas para essa situação. Confira na íntegra:
Os Correios reconhecem o trabalho e o esforço do profissional carteiro atuante na cidade de Vicentina, e esclarece que possui ferramentas administrativas de acompanhamento diário das quantidade de objetos postais em cada localidade, bem como a quantidade de quilômetros a serem percorridos pelos carteiros durante a distribuição desses objetos.
A quantidade de carteiros necessários para realizar as entregas na localidade e qual tipo de veículo é necessário para as entregas é apontado com base na média anual desses dados aferidos de quantidade de objetos e distâncias percorridas. A medição é feita no mínimo, a cada 12 meses.
Com base nos dados periódicos coletados em Vicentina, a quantidade de carteiros e veículos é apontada como suficiente. Atualmente é disponibilizado um veículo terceirizado, contratado para a entrega de encomendas que em razão do tamanho e peso não podem ser entregues de bicicleta.
Em relação a horários de intervalo e horários de jornada, os Correios cumprem rigorosamente as leis trabalhistas, inclusive com pagamento de horas extras e trabalhos aos finais de semana quando se faz necessário.
À disposição.