Defensoria Pública de MS participa de reunião com a ONU sobre conflito indígena no Estado
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou de uma importante reunião com a Organização das Nações Unidas (ONU), na segunda-feira (8).
A principal discussão foi sobre os recentes ataques sofridos pelos indígenas na fronteira com o Paraguai, em reservas e áreas retomadas nas cidades de Dourados e Amambai.
A instituição foi representada pelo coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), defensor público Lucas Colares Pimentel.
Conforme o coordenador, o encontro reuniu, de maneira online, lideranças dos povos guaraní-kaiowá, a relatora da ONU que monitora a situação dos defensores de direitos humanos, Mary Lawlor, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal.
“É um trabalho fundamental que acontece em conjunto entre as instituições e nesse primeiro encontro foi priorizado escutar as lideranças e suas reinvindicações. Deliberamos a formulação de um documento com os relatos e provas da violação de seus direitos, que será entregue à ONU. O próximo encontro já está agendado”, explicou o coordenador do Nupiir.
Segundo o coordenador, na reunião a relatora da ONU registrou os relatos e se mostrou especialmente preocupada com a situação das mulheres indígenas.
Confira aqui as ações da Defensoria Pública de MS em relação ao conflito.