Capacitação da Defensoria sobre regularização de registro civil indígena reúne mais de 50 participantes
A capacitação sobre regularização de registro civil indígena e acesso a benefícios do INSS realizada pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, reuniu 54 participantes na Aldeia Jaguapiru, em Dourados.
Conforme o coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdades Racial e Étnica (Nupiir), defensor público Lucas Colares Pimentel, o curso foi direcionado para membros da rede que atuam no atendimento à comunidade indígena.
No total, o treinamento durou cerca de três horas e aconteceu na Escola Estadual Indígena Guateka Marçal de Souza, localizada na Aldeia Jaguapiru.
O objetivo foi o de instruir os participantes, principalmente, a não deixarem os indígenas recém-nascidos saírem do hospital sem o registro civil.
“A Defensoria, por meio do Nupiir, está fazendo a ponte entre os órgãos/instituições que atendem os povos indígenas em Dourados e região e provocando os encontros da rede. As pessoas que atuam na linha de frente apresentam questões registradas no dia a dia durante os atendimentos e, em conjunto, buscamos encontrar uma solução. A proposta é que a capacitação continue e conte com a colaboração de diversos convidados”, afirma o coordenador.
Além das orientações passadas pela Defensoria, a capacitação teve, ainda, a participação do tabelião do Cartório 2º Ofício de Dourados, Luiz Alberto Degani, e da procuradora do INSS, Mariana Savaget.