14º Sarau Literário apresenta "A Amiga Genial" no dia 02/09

  • Assessoria/TRT-MS
Foto: Divulgação/TRT-MS
Foto: Divulgação/TRT-MS

No próximo dia 02 de setembro, a Confraria dos Beletristas do TRT/MS realizará o 14º Sarau Literário, às 15h. A convidada dessa edição é a bibliotecária e servidora aposentada do TRT/MS, Gilza Brandão Marroni, que fará a análise de “A Amiga Genial”, obra da escritora italiana Elena Ferrante, considerada uma obra-prima da romancista e um dos mais bem-sucedidos títulos da literatura italiana moderna. O debatedor será o desembargador presidente do TRT/MS, André Oliveira.

'A Amiga Genial' é o primeiro de quatro romances. Publicado na Itália em 2011, a obra já foi traduzida para dezenas de idiomas e se tornou um bestseller com mais de 16 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Esse romance histórico, que se inicia na década de 1950 e segue até os dias atuais, conta a história conturbada de duas amigas napolitanas que cresceram juntas e depois se separam. A obra apresenta um denso drama psicológico, com relações familiares conturbadas e suspense, ambientado por uma Nápoles pobre e caótica.

A expositora, Gilza Marroni, conta que é completamente apaixonada pelo livro e pela tetralogia de Elena Ferrante. Ela explica que escolheu essa obra por tratar de um tema comum a todos, a amizade, afinal, quem nunca teve um melhor amigo ou uma melhor amiga? Gilza ressalta que autora trata o tema de uma maneira muito humana, não idealizada. “Nós, no nosso estágio evolutivo, ainda não conseguimos ter somente sentimentos bons com quem nós amamos, o que inclui nossos amigos. Em alguns momentos nós também temos aqueles sentimentos não bonitos escondidos, que afloram. Então, tudo isso é abordado de uma forma muito potente, muito bonita, clara e profunda”, pontua.

Clique aqui para se inscrever nesta edição do Sarau.

Assista o vídeo-convite da expositora:


A Confraria

A "Confraria dos Beletristas" é um projeto de cunho lúdico-literário que funcionará junto à Escola Judicial, promovendo encontros mensais para discutir grandes clássicos da literatura. Uma vez por mês é promovido um sarau literário conduzido por um futuro confrade ou confreira, que expõe uma obra literária e promove um debate sobre o assunto.

Como participar?

Podem participar como expositor ou participante do Sarau Literário magistrados, servidores e estagiários do TRT24 e de outros regionais, além de público externo ao tribunal como advogados, acadêmicos e quem mais tiver interesse na troca de conhecimento. Quem tiver interesse em ser um expositor deve preencher um formulário online indicando a obra que gostaria de expor. Os livros inscritos no projeto serão escolhidos pelo Conselho Executivo da EJUD, por votação. Clique aqui para se inscrever como expositor.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.