Paralimpíadas: Argelino vence 1500m com tempo que lhe daria o ouro nas Olimpíadas
O argelino Abdellatif Baka ganhou a prova dos 1.500 m no estádio olímpico neste domingo e foi um segundo mais rápido que o americano Matthew Centrowitz, primeiro colocado no Engenhão na disputa entre atletas sem deficiência. Que feito histórico.
O argelino não apenas quebrou o recorde paralímpico e mundial ao vencer a prova de 1.500m da classe T13, com o tempo de 3m48s29. Abdellatif Baka seria também campeão olímpico com o tempo conquistado, já que o americano Matthew Centrowitz fez 3m50s. Portanto, mais de um segundo além do tempo do ouro paralímpico do argelino.
O que pode explicar esse tempo do argelino ser maior que dos atletas olímpicos é justamente as condições de prova. Cada prova tem uma estratégia diferente e os atletas procuram acelerar no início ou apenas administrar. A prova realizada em agosto no Engenhão teve o começo mais lento e a dessa noite de domingo (11) foi pegada desde o início e isso influenciou no tempo.
A prova contou com dois brasileiros. Yeltsin Jacques foi o 11º (3m58s92 – seu melhor no ano) e Julio César Agripino, 12º (4m00s61). Os dois chegaram a liderar mas não fizeram uma boa chegada.
“Acabei tropeçando na borda por causa do empurrão. Foi um empurrão. Mas estou feliz de ter participado da minha primeira Paralimpíada. Foi uma prova muito forte mesmo”, disse Júlio César.