Eliminado: Brasil perde para a Bélgica
Seleção brasileira foi superada pelos belgas por 2 a 1 e deu adeus à Copa do Mundo da Rússia nas quartas de final
Acabou o sonho do hexacampeonato mundial de futebol para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Nesta sexta-feira (6), a derrota por 2 a 1 para a Bélgica eliminou a equipe comandada por Tite nas quartas de final da competição. O drama começou com gol contra de Fernandinho, meio-campista reserva que substitui o suspenso Casemiro. A tentativa de reação após o gol de Renato Augusto no segundo tempo esbarrou em boas chances perdidas por ele mesmo, Coutinho e Neymar.
Aos 12 minutos do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava equilibrado – com boas chances para os dois lados -, Fernandinho tentou cortar um escanteio cobrado por Kompany e acabou desviando contra o próprio gol. O goleiro Alisson não conseguiu chegar a tempo e os belgas abriram o placar.
Para o segundo tempo, Firmino substituiu Willian no Brasil. Com dois atacantes em campo – já que Gabriel Jesus continuou -, os brasileiros passaram a pressionar. Aos cinco minutos Marcelo bateu cruzado e o atacante do Liverpool quase conseguiu desviar para o gol. Paulinho quase fez aos 9, mas o goleiro adversário saiu bem para abafar. Gabriel Jesus pediu pênalti no minuto seguinte, mas nem o árbitro de vídeo confirmou.
Aos 12 minutos Jesus deu lugar para Douglas Costa. Embora tenha continuado no campo adversário, o Brasil não conseguiu conter a ansiedade e errou diversos passes, inclusive com o badalado Philippe Coutinho. Renato Augusto substituiu Paulinho aos 26, mas os erros seguiram.
Ainda houve uma tentativa de reação, quando Renato Augusto diminuiu o placar com um gol de cabeça, aos 30 minutos, após bom cruzamento de Coutinho. Lançada na área, a bola foi levemente desviada e entrou no canto esquerdo do goleiro Courtois.
O empate quase veio em duas oportunidades: aos 34 Renato Augusto recebeu novo passe de Coutinho de frente para gol, mas o chute passou rente a trave direita do goleiro adversário; aos 38, foi a vez do próprio Coutinho, que chutou para fora após belo passe de Neymar já dentro da grande área e de frente para gol defendido pelos belgas.
Já nos cinco minutos dados pelo árbitro para acréscimos, Courtois defendeu belo chute de Neymar que tinha endereço, o ângulo do gol. Como o escanteio não deu em nada, os belgas prenderam a bola até ouvirem o apito final que sacramentou a eliminação brasileira.