Em Dourados, indígenas bloqueiam MS -156 em protesto contra a falta de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru

Não há previsão para liberação da pista que está interditada nos dois sentidos e apenas carros de emergências serão liberados, desde que comprovem estar transportando pacientes.

  • Ligado na Notícia
Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia
Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia

Indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru fecharam, na manhã desta segunda-feira (25/11), a MS-156, entre Dourados e Itaporã (e no oposto), em protesto contra a falta de água nas duas reservas.  O bloqueio acontece também em alguns pontos dentro da aldeia, isso porque segundo Ramão, quem conhece a região sabe de estradas que facilitam a passagem.

Não há previsão para liberação da pista que está interditada nos dois sentidos e apenas carros de emergências serão liberados, desde que comprovem estar transportando pacientes. A situação é crítica e se arrasta há anos, obrigando mulheres e crianças a caminharem mais de três quilômetros todos os dias em busca de água em córregos ou torneiras no entorno da Jaguapiru e Bororó.

Nesse domingo (24/11), ainda conforme o relato do líder Ramão para a reportagem, foram enviados caminhões-pipas, depois da informação de que hoje a rodovia seria bloqueada. Recentemente, o governador do estado Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que vai atuar para garantir agua para a população indígena de Dourados. 



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.