Volta do transporte escolar é vitória de toda comunidade, afirma Marçal
Prefeita Délia Razuk recuou da decisão que havia comunicado anteriormente, de não transportar estudantes da área urbana da cidade
A prefeita Délia Razuk (PR) recuou da decisão que suspendeu o transporte escolar de alunos da Rede Municipal de Ensino residentes na área urbana de Dourados. Nesta terça-feira (14), a gestora municipal foi vistoriar os ônibus que farão o serviço, após intensa pressão social capitaneada por pais e mães dos estudantes prejudicados pela medida.
Responsável por fazer ecoar na Câmara Municipal os apelos desses pais, o vereador Marçal Filho (PSDB) alerta que essa é uma vitória parcial e reforça a necessidade de manter o alerta e a luta constante para evitar perdas de direitos sociais.
“Fico satisfeito por ter sido um dos porta-vozes das comunidades que estavam sendo prejudicadas com a suspensão do transporte escolar feito pela prefeitura”, pontuou o parlamentar nesta tarde, ao saber do recuo da prefeita.
Até então, a Prefeitura de Dourados argumentava que manter uma linha exclusiva para os alunos geraria um custo elevado e que o município não tem condições de arcar. Alegava ainda que esse serviço seria ilegal, uma vez que apenas o transporte de estudantes da zona rural teria respaldo legal.
Mas a pressão popular e a contundente ação parlamentar de Marçal fizeram a prefeitura rever o próprio posicionamento. Nesta manhã, em audiência com a secretária municipal de Educação Audrey da Silva Milan Conti no Palácio Jaguaribe, a sede do Poder Legislativo, o vereador defendeu solução imediata para o problema, uma vez que as aulas da Rede Municipal de Ensino tiveram início na segunda-feira (13).
Em seu gabinete na Casa de Leis, Marçal recebeu pais e mães que residem em bairros que não dispõem de escolas, como Harrison de Figueiredo, Dioclécio Artuzi e Bonanza, localidades nas quais as crianças matriculadas em unidades escolares municipais seriam prejudicadas pela falta do transporte.
Contudo, foi garantido apenas o transporte de alunos matriculados da 1ª à 5ª série, o chamado ensino fundamental 1. Dessa forma, ficam excluídos estudantes do fundamental 2 (do 6º ao 9º ano), que também são responsabilidade da administração municipal.
Nesta tarde a Prefeitura de Dourados informou que o transporte escolar atenderá a sitioca Campina Verde, Campo Belo, Chácara Bonanza, Harrison Figueiredo, Dioclécio Artuzi, Jardim Guaicurus e adjacências.