‘Vamos invadir a Usina São Fernando a qualquer momento’, diz líder do MSTB
O líder disse que podem enviar todas as viaturas possíveis de Dourados, porque os integrantes do MSTB vão parar tudo na Usina.
Os integrantes do Movimento Sem-Terra Brasileiro (MSTB) prometeram invadir a Usina São Fernando, em Dourados, entre hoje (9) e amanhã (10), disse para a reportagem da 94FM, Douglas Elias, de 42 anos, líder do movimento.
De acordo com Douglas, o motivo da invasão é porque ontem o MSTB recebeu uma intimação para desocupação da área. Na última segunda-feira (6), os integrantes do MSTB invadiram a Usina São Fernando, e após a ocupação, foi feito um acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com os chefes de Recursos Humanos da Usina São Fernando, por isso, eles saíram no outro dia. Porém, Douglas explicou que esse acordo não foi cumprido.
O líder do movimento explicou que foram feitos alguns acordos prévios para que eles desocupassem o local, que iriam avaliar a situação em fornecer 50 hectares para plantar. "Tudo isso foi falado para desocupar a Usina. Mais uma vez enganaram a gente", disse Douglas.
De acordo com ele, ontem chegou uma reintegração de posse da Fazenda São Marcos, onde as pessoas que estão no local terão que desocupar a área. “Recebemos uma intimação para desocupação de posse. Vão passar com um trator em cima de toda a plantação, em torno de 20 hectares. Vamos perder tudo o que plantamos”.
Douglas ainda disse que podem enviar todas as viaturas possíveis de Dourados, porque os integrantes do MSTB vão parar tudo na Usina.
Usina São Fernando
A Usina São Fernando é propriedade dos filhos de José Carlos Bumlai, preso por envolvimento em escândalos de corrupção no país, encontra-se em grave crise financeira. Bumlai foi condenado na Operação Lava Jato a nove anos e 10 meses de prisão em um processo da 21ª fase por crimes como gestão fraudulenta e corrupção passiva.
Invasão no dia 6 de março
Na segunda-feira, dia 6, por volta das 05h, os integrantes do Movimento Sem-Terra Brasileiro (MSTB) invadiram o pátio da Usina São Fernando em Dourados. Em torno de 200 pessoas estavam no ato.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Departamento de Operações de Fronteira (DOF) estiveram no local.