UFGD repudia ataque virtual contra pesquisadores

  • Assessoria/UFGD
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Universidade Federal da Grande Dourados repudia o ataque virtual sofrido pelo professor Álvaro Azevedo Gonzaga e pelo docente da UFGD Thiago Cavalcante, durante a sessão pública de apresentação dos resultados da pesquisa de pós-doutorado, intitulada “Decolonialismo Indígena”.

A missão da UFGD é “gerar, construir, sistematizar, inovar e socializar conhecimentos, saberes e valores, por meio do ensino, pesquisa e extensão de excelência, formando profissionais e cidadãos capazes de transformar a sociedade no sentido de promover desenvolvimento sustentável com democracia e justiça social”. O compromisso de respeito e cooperação com a comunidade indígena de Mato Grosso do Sul é parte da identidade da UFGD, e buscando cumprir esta missão, somos uma das poucas instituições no Brasil que conta com uma Faculdade Intercultural Indígena.

A comunidade acadêmica zela pela prática do diálogo, cultivando um ambiente propício para a pluralidade de ideias e saberes, promovendo o convívio respeitoso entre indivíduos. O respeito não é somente uma prática para o bem comum, mas a base para que se possa desenvolver ciência e tecnologia, nas mais diversas áreas do saber, visando a dignidade humana.

O fato ocorrido na tarde de ontem, 27/04, é lamentável porque se trata de ameaça à integridade e à dignidade dos pesquisadores, bem como se mostra como cerceamento ao livre pensar e às práticas de pesquisa e construção de conhecimento, por meio de violência e ameaças. A UFGD está tomando providências, especialmente para evitar que novos ataques como este ocorram contra os membros da comunidade acadêmica.

O vídeo da apresentação da pesquisa “Decolonialismo Indígena” pode ser conferido abaixo:


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.