Dourados registra primeiro caso de zika vírus neste ano, informa Vigilância Epidemiológica
O primeiro caso do vírus da zika registrado em Mato Grosso do Sul neste ano foi de uma gestante de 31 anos moradora de Bonito.
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Dourados registrou o primeiro caso de vírus da zika na cidade neste ano, em uma mulher, de 27 anos, diagnosticada no mês de outubro. A informação foi divulgada ontem (30) à reportagem da 94FM. Além da confirmação do caso, também foram registradas 25 notificações da doença de janeiro até agora. O primeiro caso do vírus da zika registrado em Mato Grosso do Sul neste ano foi de uma gestante de 31 anos moradora de Bonito, no mês de julho.
Ainda conforme a Vigilância, em relação à chikungunya, foram 33 notificações na cidade, com dois casos positivos, e 161 notificações de dengue, com 19 casos confirmados da doença.
Número de casos da dengue caem
Os dados apontam ainda uma redução significativa de notificações da dengue em relação ao ano passado. Somente na primeira semana de janeiro de 2016, a cidade registrou 270 suspeitas.
Ainda de acordo com os dados do ano passado, durante todo o ano de 2016, foram 5.124 casos suspeitos de dengue, resultando em 3.620 situações confirmadas da doença. Dos casos, três levaram à morte do paciente.
Apesar da redução de notificações da doença, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, é importante que a população tenha consciência, realizando a limpeza dos locais para não acumular água e ligando para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no telefone 3411-7753 para informar sobre os focos encontrados.
Multas
Se for encontrado foco em algum local, o proprietário será multado, seja em residências, terrenos baldios ou em comércios.
Para evitar as doenças
Para evitar a dengue, zika e chikungunya é preciso ter cuidado com a higiene, mantendo os quintais limpos, piscinas tratadas, limpeza das calhas, limpeza nos bebedouros de animais ou qualquer outro objeto que possa acumular água.