Prefeitura remove árvores em risco de queda e faz plantio de Ipês

Foto: A. Frota
Foto: A. Frota

“Prevenção, cuidado com as pessoas e com a cidade!” Assim o prefeito Marçal Filho definiu a ação da Prefeitura de Dourados na tarde de sábado para supressão de árvores na Avenida Hayel Bon Faker. Espécies que apresentavam em risco de queda foram removidas e, no lugar destas, mudas de ipês foram plantadas logo em seguida. “A gente se antecipa com um trabalho preventivo e, ao mesmo tempo, cuida da cidade que num futuro próximo estará ainda mais linda no período de florada dos ipês”, enfatiza Marçal Filho.

A ação conjunta envolveu equipes das secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), de Planejamento (Seplan) e de Agricultura Familiar (Semaf), do Instituto de Meio Ambiente (Imam), da Defesa Civil, da Agência de Transporte e Trânsito (Agetran) e da Guarda Municipal.

Estima-se um impacto positivo da medida preventiva, já que durante o verão pancadas de chuva, acompanhadas de rajadas de ventos, culminaram em alguns registros de queda de árvores que interditaram vias e, muitas vezes, atingem veículos. Com medidas como a realizada no sábado essas situações são mitigadas.

Conforme o secretário de Planejamento Fábio Luís, que também acumula o cargo de diretor-presidente do Imam, a ação foi emergencial e visou seis árvores em condições mais críticas na Avenida Hayel Bon Faker. Ele destaca que houve replantio de mudas de ipês, garantindo que o meio ambiente fique preservado.

“A equipe do Imam avaliou que existiam fendas na base, presença de cupins e que as copas estavam parcialmente secas e ofereciam risco de queda em espécies de sibipiruna e flamboyant. Então, foi feita essa força-tarefa inicial e no lugar das que foram suprimidas foi plantado praticamente o dobro”, apontou.

O prefeito Marçal Filho acompanhou a supressão de árvores condenadas e ajudou no plantio de ipês de cores variadas. Ele destacou que ação é inovadora na cidade, priorizando a segurança das pessoas e o meio ambiente. “Pela primeira vez, Dourados recebe esse trabalho, que é preventivo, já que as equipes com o olhar especializado entenderam que as espécies que estavam nesta via de grande fluxo de veículos já estavam ‘condenadas’ e poderiam representar riscos para a população”, ressaltou. “No lugar das que foram suprimidas, ipês brancos, roxos e amarelos foram plantados, o que contribui para a sustentabilidade e em breve nossa cidade estará ainda mais bonita e colorida”, disse.

A Defesa Civil entregou equipamentos de segurança para o prefeito Marçal Filho, para que ele acompanhasse as atividades das equipes de maneira resguardada. Também no sábado, pela manhã, o Imam fez a supressão de algumas árvores também ‘condenadas’ na rua Hilda Bergo Duarte.

O secretário Fábio Luís destacou que a Prefeitura de Dourados aguarda a o andamento de um  contrato que prevê, além da supressão de árvores em estado crítico, a  trituração e remoção de resíduos vegetais, realização de tomografia 3D para diagnóstico preciso e tratamento fitossanitário de árvores tombadas como patrimônio histórico.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.