Prefeitura diz aguardar novas doses para ampliar calendário de vacinação

Quem está no prazo para D2 de Coronavac ou Astrazeneca deve procurar as unidades com o comprovante da D1 (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Quem está no prazo para D2 de Coronavac ou Astrazeneca deve procurar as unidades com o comprovante da D1 (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A Prefeitura de Dourados informou nesta terça-feira (22) que aguarda a remesse de novos lotes de vacinas contra o novo coronavírus para ampliar o calendário de imunização no município.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 126.602 doses foram aplicadas até agora. Com isso, 91.593 receberam a primeira e 35.009 as duas.

“Agora, para dar andamento e ampliar os grupos, o município aguarda a chegada de novos imunizantes”, anunciou em matéria institucional.

A publicação menciona ainda o assessor especial de imunização, Edvan Marcelo Marques, segundo quem praticamente todas as doses foram aplicadas até esta segunda-feira (21). “Uma unidade ou outra ainda tem algumas doses, que deve encerrar nesta terça-feira, mas assim que o município receber novas remessas para a dose 1, seguiremos com o calendário de imunização”, disse.

“Em parceria da com a FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), a Prefeitura de Dourados inaugurou na semana um ponto de drive-thru, na rua Coronel Ponciano. O ponto, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h, e irá seguir o calendário de idades. Paralelemente a este ponto, a aplicação segue nos postos de saúde e CCI – André Chamorro (Centro de Convivência do Idoso)”, detalhou a prefeitura.

Conforme a administração municipal, quem está dentro do prazo para tomar a segunda dose da Astrazeneca pode buscar os postos de saúde, já quem precisa tomar a segunda dose de Coronavac pode buscar o CCI André Chamorro.

“Quem tomou a Coronavac precisa respeitar um intervalo de 28 dias, já a AstraZeneca e a Pfizer o prazo para a D2 é de 90 dias. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, somente após duas semanas da segunda dose é que se detecta proteção. Mesmo assim, a maior quantidade de anticorpos é registrada um mês após a segunda vacina”, acrescenta.

“A eficácia prometida da vacina depende das duas aplicações. É fundamental que todos que receberam a primeira dose voltem, dentro do prazo de cada imunizante, para finalizar o esquema vacinal”, destacou o assessor especial de imunização, Edvan Marcelo Marques.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.