Prefeitura desiste de administrar saúde de Dourados
Dourados é responsável por atender a população de 32 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com informações do secretário municipal de saúde, Sebastião Nogueira, Dourados deixará de ser gestão plena e passará a atender somente a saúde básica. Com isso, deve abrir mão dos atendimentos do Hospital da Vida e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e entregar ao Estado. "A gestão plena existe somente para impor sacrifício ao município, não existe vantagem nisso, somente acúmulo de preocupação com o teto totalmente defasado", disse.
Há vários anos que Dourados tem esse direito e, agora a prefeitura está abrindo mão, alegando que não tem competência para lidar com o trabalho, entregando para o governo do estado.
Dourados é responsável por atender a população de 32 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.
Ainda segundo informações do secretário municipal de saúde, o motivo seria a falta de dinheiro para administrar a saúde pública de Dourados, Nogueira disse que o convênio com o Hospital Universitário está vencido desde março deste ano e para renovar o HU está pedindo um reajuste de R$ 800.000,00 e o município não tem condições de arcar com esse reajuste. Sendo assim, não teria verba para quitar e supervisionar.
Nogueira fala também que o contrato com o Hospital Evangélico venceu neste mês e que eles também estão exigindo um reajuste com valor ainda indeterminado, mas que independente do preço, Dourados também não tem condições para pagar, e por isso, é preciso a ajuda do Estado.
Enquanto isso, a população sofre mais uma vez com a falta de competência da administração do município.