Prefeitura decreta situação de emergência após chuva provocar erosão em avenida
Danos na canalização do Córrego Laranja Doce já haviam bloqueado a Avenida Presidente Vargas por seis meses em 2019
Decreto nº 1.159 de 22 de maio de 2022, expedido pelo prefeito Alan Guedes (PP) em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (22), declara situação de emergência no Município de Dourados em decorrência de evento adverso de chuva intensa, com erosão e danos na tubulação de canalização do Córrego Laranja Doce e pavimentação da Rua Hayel Bon Faker.
O documento considera o Termo de Constatação elaborado pela Defesa Civil, no qual ficou constatada erosão de aproximadamente três metros de largura sobre a tubulação do Córrego Laranja Doce, com danos na superfície do solo e asfalto, devido ao escavamento de baixo para cima causado pela energia do escoamento de água da chuva do dia 18 de março.
Também foi levada em consideração a necessidade de realização de obra de reconstrução das estruturas com brevidade, por tratar-se a via pública, Rua Hayel Bon Faker, de importante fluxo de acesso aos bairros próximos, e que se encontra totalmente interditada.
Situação semelhante ocorreu em 2019. No dia 20 de abril daquele ano, a então prefeita Délia Razuk decretou situação de emergência em virtude do desmoronamento da canalização do Córrego Laranja Doce, que passa sob a via.
Naquela ocasião, a Prefeitura de Dourados assinou convênio com o Governo de Mato Grosso do Sul para receber R$ 870 mil destinados à recuperação da Avenida Presidente e a obra levou seis meses para ser concluída.