Ministro da Defesa visita Dourados acompanhado de árabes
O Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, visita Dourados nesta sexta-feira (12) acompanhado de embaixadores árabes. A 94 FM apurou que a comitiva desembarca na cidade às 9h45 (horário local), no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. A saída da cidade está prevista para às 15h30 do mesmo dia. O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), deve acompanhar os visitantes.
A agenda da comitiva será na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, onde fica o centro de comando do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). A presença dos árabes na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul é parte do diálogo em torno da cooperação Brasil-países árabes na área da Defesa, conforme o Ministério.
Já está previsto para a segunda quinzena de março um seminário em São Paulo, ocasião em que “representantes dos países deverão debater temas envolvendo produtos de Defesa, preparação e treinamento no setor científico e internacional e intercâmbio na área de educação e doutrina, entre outras questões”, de acordo com a pasta.
Antes disso, no entanto, está prevista a visita a Dourados, feita a convide do ministro. A ideia é que os embaixadores árabes vejam de perto o Sisfron, um arrojado programa de monitoramento da fronteira entre o Brasil e países vizinhos. Os 17 mil quilômetros de fronteira terrestre do País deverão ser monitorados com a “instalação de estruturas militares e civis, voltadas, além da defesa e da segurança, para o desenvolvimento econômico e social na região”, segundo o Ministério da Defesa.
Dentre os membros da comitiva que visitará Dourados na sexta, devem estar o embaixador de Omã, Khalid Salim Al Jaradi e o embaixador da Palestina e presidente do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, que participaram de um encontro com o ministro Aldo Rebelo na terça-feira (9), na sede do Ministério da Defesa.