Mais de 300 mil veículos devem circular pela BR-163 em MS durante o Carnaval

A Operação Carnaval 2025 começa na sexta-feira (28/2) e segue até a quarta (5/3) na BR-163, rodovia que corta o Mato Grosso do Sul de Norte a Sul. A expectativa da concessionária responsável pela via é que mais de 325 mil veículos circulem pelos aproximadamente 845 quilômetros de estrada.
No primeiro dia de operação, o tráfego mais intenso deve se concentrar entre 13h e 17h, com mais de 4,3 mil veículos/hora. Já no sábado, o horário de pico deve ser das 8h e 10h, com a mesma estimativa de fluxo.
Para o domingo, a previsão é de tráfego mais tranquilo. O horário de pico deve ocorrer entre 15h e 17h, com cerca de 3 mil veículos por hora.
Já na segunda-feira, o movimento maior será entre 14h e 16h, com uma média de 3,4 mil veículos por hora. E na terça-feira o fluxo mais intenso deve ocorrer entre 14h e 17h, com média de 3,7 mil veículos por hora.
Na Quarta-Feira de Cinzas, o tráfego deve se intensificar entre 15h e 16h, com média de 3,6 mil veículos por hora.
Movimento ‘Afaste-se’
Com o intuito de proteger outros colaboradores e demais pessoas que trabalham no atendimento a ocorrências, a concessionária CCR MSVia dá continuidade ao 'Movimento Afaste-se', cuja proposta é orientar os condutores de veículos a, ao perceber uma situação que envolva qualquer tipo de atendimento, reduza a velocidade do veículo, procurando manter distância segura do local da ocorrência.
O ato de afastar-se do local dessas ocorrências dá à polícia, socorristas de emergência e outros veículos de serviço, espaço adequado para a realização do trabalho nas rodovias, reduzindo o perigo dos profissionais que estão atuando em uma ocorrência.
Para alertar os motoristas sobre essa prática de segurança e propor uma mudança no comportamento de quem está no volante, a concessionária irá implantar toda uma comunicação ao longo da BR-163/MS, com mensagens nos painéis eletrônicos e folhetos de conscientização: “Ao observar viatura em atendimento, reduza a velocidade”.