Lona preta simboliza quadra de R$ 500 mil que Zauith não conseguiu construir

Uma lona preta foi o que educadores de Dourados utilizaram para simbolizar a cobertura de uma quadra poliesportiva que o prefeito Murilo Zauith (PSB) não conseguiu tirar do papel. A obra orçada em R$ 509.968,20, deveria ter sido inaugurada nesta sexta-feira (1) para beneficiar estudantes da Escola Municipal Indígena Araporã, na Aldeia Bororó.

A exemplo de outras obras públicas financiadas pelo governo federal, essa destinada à educação indígena não tem nem ao menos um esboço. Diante da incapacidade da administração municipal de executar o serviço, professores e servidores administrativos em greve fizeram a inauguração simbólica como meio de protesto.

Organizados pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), os educadores deflagraram greve na quinta-feira passada. Desde então, queixam-se de que o prefeito sequer tenta negociar. Zauith, por sua vez, já mandou avisar, através de secretários municipais, que só conversa com os representantes da categoria se a paralisação for suspensa.

O entrave prejudica os 28 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Mas os educadores ponderam que o maior prejuízo é causado pela administração municipal, a qual acusam de desvalorizar a educação pública e promover retrocessos.

Simted/Divulgação
Lona preta simbolizou cobertura de quadra cuja inauguração estava prevista para hoje

“Hoje fizemos essa inauguração simbólica para dizer que nossa comunidade está esperando e mesmo com as datas não cumpriram. A comunidade cobra de nós educadores”, afirmou Cesar Fernandes Riquerme Benites o diretor-adjunto da Escola Municipal Indígena Agustinho, onde outra quadra poliesportiva anunciada pela prefeitura segue sem ser finalizada.

Segundo o educador, os professores e servidores administrativos das escolas das aldeias Bororó e Jaguapiru enfrentam os mesmos problemas da área urbana, com alguns agravantes. “As pautas que nós temos na educação indígena são as mesmas que o Simted tem apresentado, que é o Piso para 20 horas para professores e reposição para administrativos. Mas na Aldeia Bororó são três escolas que estamos com a questão da quadra de esporte. A data que seria inaugurada seria hoje. Foi lançada há três anos, quando nos mostraram o projeto e ainda não aconteceu nada. Tanto a nossa Agustinho quanto a Araraporã”, pontuou.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.