Investigação descobre 6 mil pacientes na fila de espera por Raio-X em Dourados
Reunião agendada para o próximo dia 6 de agosto vai debater possível uso do espaço do Hospital Regional de Cirurgias
![Dourados tem seis mil pacientes na fila de espera por exame de Raio-X (Foto: André Bento)](https://www.94fmdourados.com.br/uploads/timthumb.php?src=/https://www.94fmdourados.com.br/uploads/images/news/66649/361f32645c4460dc20c82ac7b5562434.jpg&w=400&h=auto&a=c)
O MPE-MS (Ministério Público Estadual) descobriu que mais de seis mil pessoas estão na fila de espera por exame de Raio-X em Dourados. A informação foi apurada em investigação instaurada no final de 2018 após denúncia de paciente que não conseguiu atendimento no PAM (Posto de Assistência Médica). A secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, diz que fará um mutirão no Hospital da Vida.
Nesta segunda-feira (22), a 10ª Promotoria de Justiça comunicou ter convertido esse procedimento no Inquérito Civil número 06.2019.00000005-2, aberto para “apurar a eventual ausência de serviço de exame de Raio-X na rede pública de saúde da macrorregião de Dourados/MS, bem como empreender medidas colaborativas para acolhimento dos pacientes até então desassistidos”.
Na mais recente movimentação, datada de 9 de julho, o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior determinou que o Município de Dourados e o Estado de Mato Grosso do Sul sejam oficiados a apresentar defesa no prazo de 10 dias úteis.
Contudo, o MPE ainda aguarda a realização de reunião agendada para o próximo dia 6 de agosto de 2019. Nessa ocasião, representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde devem buscar soluções com o presidente do Instituto Acqua (Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental).
Essa entidade foi contratada pelo Governo do Estado por R$ 4.296.000,00 para administrar o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, que pode vir a ser utilizado para realização dos exames de Raio-X. Essa possibilidade já chegou a ser cogitada no decorrer das investigações, mas o Gamp (Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e a Saúde), que gerenciada a unidade hospitalar, rompeu o contrato.
A 10ª Promotoria de Justiça informou que em maio deste ano haviam “três mil setecentos e quarenta e seis pacientes do Município de Dourados e região aguardando para realização de exames de raio-x”. Mas esse número hoje “ultrapassa o montante de seis mil pacientes, conforme descoberto em inspeção ministerial datada de 09/07/2019 no Posto de Saúde Seleta”.
Em contato telefônico com a reportagem, a secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, informou que pretende iniciar nos próximos dias um mutirão de exames de Raio-X no Hospital da Vida, justamente para tentar zerar essa fila de espera. A partir de agosto, porém, essa unidade hospitalar só atenderá casos de urgência e trauma, conforme revelado pela Prefeitura de Dourados.