Infraestrutura e Desenvolvimento de Délia deve ficar com vice de Tetila

Vice-prefeito no segundo mandato de Tetila, Albino Mendes já chefiou a Secretaria de Obras na gestão do petista

Albino Mendes (ao centro) preside o PR, partido de Délia, em âmbito municipal (Foto: Divulgação)
Albino Mendes (ao centro) preside o PR, partido de Délia, em âmbito municipal (Foto: Divulgação)

O ex-vereador Albino Mendes, de 71 anos, deverá ocupar a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento a partir de 2017. Presidente local do PR (Partido da República), sigla da prefeita eleita Délia Razuk, ele mantém estreita relação com a futura mandatária. E durante a segunda gestão de Laerte Tetila (PT) na Prefeitura de Dourados, de quem foi vice, já comandou essa mesma pasta para qual é cotado atualmente, à época denominada Obras.

Leia também:

-Dourados deve ter futuro planejado por ex-prefeito da década de 1980

-Mais jovem dos secretários deve ser responsável pela Saúde em Dourados

-Articulação política da gestão Délia deve ser competência de nome do PT

Formado em Direito, Albino Mendes foi vereador em épocas e situações diferentes em Dourados. Na década de 1980, ocupou uma das cadeiras no Legislativo municipal – inclusive a da presidência - após eleições regulares. Em 2010, voltou à Casa de Leis após a cassação de Junior Teixeira, acusado de corrupção na Operação Uragano de quem era suplente.

Já naquele período em que Délia Razuk comandou a prefeitura interinamente – de outubro de 2010 a fevereiro de 2011 -, Albino Mendes foi indicado por ela como líder do governo municipal no Palácio Jaguaribe, a sede da Câmara. Mas no pleito de 2012 ele novamente ficou de fora do quadro de eleitos.

Sem mandato eletivo, manteve-se influente nos bastidores, tanto que assumiu a presidência municipal do PR, liderado em âmbito estadual pelo poderoso deputado estadual Londres Machado. Foi esse grupo que tirou Délia do PMDB para transformá-la na primeira mulher eleita prefeita de Dourados.

Caso seja confirmada a tendência que interlocutores da futura gestora municipal apontam, Albino Mendes pode mesmo assumir a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento a partir de 2017. A pasta, na prática dedicada a obras, deverá contar com R$ 19.502.340,00 dos R$ 880 milhões de orçamento previstos para o município no próximo ano.

Atualmente, sob a gestão de Murilo Zauith (PSB), quem chefia essa secretaria é Jorge de Lucia, com quem Albino Mendes pode já estar em contato, uma vez que foi indicado por Délia para compor a equipe de transição.

Secretariado

Durante a campanha eleitoral, ao ser sabatinada na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Délia Razuk deixou claro que pretendia unir aspectos técnicos e políticos na composição de seu secretariado. “Todos nós temos um pouco de político. E nós vamos trabalhar com os dois, tanto técnico como político, porque é dessa forma que você consegue ouvir a comunidade. Tive pouco tempo mas conseguimos formar um corpo técnico de excelência quando fui prefeita”, argumentou a então candidata naquela oportunidade.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.