Indígenas prometem bloquear MS-156 nesta quarta-feira em protesto por saúde

Fechamento da MS-156, entre Dourados e Itaporã, amanhã (9).

  • Karol Chicoski
Profissionais da Saúde Indígena e moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru. ((Foto: Divulgação/94FM))
Profissionais da Saúde Indígena e moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru. ((Foto: Divulgação/94FM))

Na manhã de hoje (8), profissionais da Saúde Indígena estiveram reunidos em Dourados com moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru acertando os últimos detalhes para a o fechamento da MS-156, entre Dourados e Itaporã, amanhã (9).

De acordo com informações divulgadas à 94FM, o movimento acontece em todo o Brasil, pois amanhã será realizada uma reunião com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, com lideranças. 

De acordo com os manifestantes, o motivo do bloqueio é a publicação do decreto 1907/2016, que municipaliza a saúde indígena, ou seja, o governo federal quer tirar os recursos que vão para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e repassar para o munícipio.

“O bloqueio acontece para forçar o ministro a atender as reinvindicações para a não municipalização da saúde, continuidade dos convênios, fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros”, explicou um dos líderes do movimento.                      

Segundo integrantes do ato, a paralização na MS-156 vai ser de forma pacífica, com a intenção de liberar a cada meia hora o trânsito.

A mobilização acontece também em Amambai, Aquidauana, Caarapó, Miranda e Tacuru. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.