Hospital Universitário reafirma a ausência de repasses

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados reafirmou a ausência de valores.

  • Karol Chicoski
Hospital Universitário reafirma a ausência de repasses

Após o anúncio feito pelo Secretário Saúde, Renato Vidigal, na última quinta-feira (8), informando que o repasse para o HU está em dia, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados reafirmou a ausência de valores.

Conforme informado pelo HU, o valor de R$ 2.295.727,72, é referente a procedimentos pré-fixados (atendimentos previstos), no período de janeiro a 9 de abril de 2017. Além desse montante, existem mais R$ 34.841,53 a pagar, que dizem respeito à produção hospitalar pós-fixada (depois de realizados os atendimentos). O documento foi publicado no Diário Oficial do Município, em 19 de maio de 2017. Em simples busca ao Portal da Transparência da própria Prefeitura de Dourados, é possível localizar o Relatório de Empenhos a Pagar referente aos débitos que a administração municipal tem com o hospital.

O hospital diz que a falta de recursos obrigou a administração do HU-UFGD a tomar medidas severas de equilíbrio financeiro, pela necessidade em se manter a oferta dos serviços essenciais, como os da linha materno-infantil, para os quais o HU-UFGD é a única referência regional. Por isso, a gestão do hospital passou, então, a não mais internar pacientes adultos clínicos que requerem dieta oral, em função do baixo estoque de gêneros alimentícios, e, a partir desta segunda-feira (12), suspenderá as cirurgias eletivas, por conta da falta de insumos hospitalares.

Para acessar o relatório, o HU explicou que os dados apontados estão à disposição de todos os cidadãos por meio do link http://egov2.dourados.ms.gov.br/transparencia/publico/despesasEmpenhos.xhtml?cliente=pmdrs Nesta página de “Empenhos a pagar”, o cidadão deve preencher o campo “Filtros”, selecionando a opção “2 – Fundo Municipal de Saúde de Dourados” em “Gestão”, ano 2017, mês junho, e digitando na lacuna “Fornecedor” a informação “hospital universitário”, sem acento. Em seguida, deve clicar em “Consultar”.

Tal ação vai gerar a tabela acima demonstrada, que comprova que a Prefeitura de Dourados possui compromissos financeiros com o HU-UFGD, ou seja, existem valores empenhados via Termo de Ajuste de Contas (TAC) “para atender a despesas” “que tem como objeto o pagamento de serviços de assistência ambulatorial e hospitalar prestados aos usuários do SUS”.

Prefeitura

Na última quinta, a prefeitura informou que vai acionar o Ministério Público Estadual para que o HU não deixe de atender a população após saber do anúncio feito pelo Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados. Nesse dia, o  Secretário Saúde, Renato Vidigal, disse que o repasse para o HU está em dia. “Eles querem responsabilizar o município pelo repasse que está absolutamente em dia”. afirmou. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.