Em dezembro de pouca chuva, Dourados deve virar ano com alerta de tempestade

Volume de água registrado neste mês não passa de 67.6 milímetros, o menor desde dezembro de 2013, quando choveu apenas 59.0 milímetros

Embora alertas semelhantes já tenham sido emitidos pelo Inmet durante essa semana, Embrapa não registrou ventos fortes (Foto: Gilberto Pieretti/94FM)
Embora alertas semelhantes já tenham sido emitidos pelo Inmet durante essa semana, Embrapa não registrou ventos fortes (Foto: Gilberto Pieretti/94FM)

Apesar da chuva abaixo da média mensal esperada em dezembro de 2021, Dourados vai passar a virada de ano para 2022 em alerta de perigo potencial de tempestade, conforme aviso meteorológico emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A publicação indica que desde o fim da manhã desta sexta-feira (31) até 11h de sábado, 1º de janeiro, há risco potencial de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo.

Embora alertas semelhantes já tenham sido emitidos pelo Inmet durante essa semana, na quinta-feira (30) a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste apurou apenas 7.0 milímetros de precipitação pluviométrico, sem registro de rajadas fortes.

De acordo com o Guia Clima, que compila os dados apurados por esse sistema ativo desde 1979 no município, a chuva média mensal em dezembro em Dourados é de 177.7 milímetros.

No entanto, o volume de água registrado até hoje não passa de 67.6 milímetros, o menor desde o último mês de 2013, quando choveu apenas 59.0 milímetros.

Segundo o Inmet, os primeiros dias de 2022 podem ter chuva isolada, com temperatura máxima de 38ºC no sábado e no domingo (2), de 39ºC na segunda-feira (3) e de 37ºC na terça-feira (4).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.