Dourados tem em um dia mais da metade da chuva prevista para o mês (assista)

Chuvarada de mais de 100 milímetros que caiu sobre a cidade no sábado provocou estragos e casas foram alagadas na Vila Cachoeirinha

Casa ficou alagada na Vila Cachoeirinha após chuvarada de sábado (Foto: Reprodução/Facebook)
Casa ficou alagada na Vila Cachoeirinha após chuvarada de sábado (Foto: Reprodução/Facebook)

Depois de passar pelo janeiro mais chuvoso de sua história, Dourados registrou num único dia de fevereiro mais da metade de todo o índice pluviométrico esperado para este mês. No sábado (10), mais de 100 milímetros de água provocaram estragos na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Casas foram alagadas na Vila Cachoeirinha.

A partir dos dados coletados ao longo de quase 40 anos de monitoramento climático no município, a Embrapa Agropecuária Oeste aponta que a chuva média mensal em fevereiro em Dourados é de 145.3 milímetros. Neste ano, o acumulado já chega a 138.1 milímetros.

Conforme o Boletim Guia Clima, até domingo (11), dia em que choveu 22 milímetros durante 1 hora e 31 minutos, o índice pluviométrico total era de 127.3 milímetros. Mas nesta segunda-feira (12) já houve o registro de 10.8 milímetros durante 1 hora e 46 minutos.

ESTRAGOS

Desde que fevereiro de 2018 começou, a primeira chuva registrada em Dourados ocorreu no dia 8, quando a Embrapa Agropecuária Oeste apurou precipitação pluviométrica de 3.4 milímetros. Depois disso, o dia 9 passou a seco, mas no sábado (10) houve o recorde deste mês, 101.9 milímetros.

Toda essa chuvarada provocou estragos na cidade. Casas foram alagadas na Vila Cachoeirinha, como é possível ver no vídeo abaixo (assista):


ANO CHUVOSO

Desde que começou, 2018 tem sido mais chuvoso do que a média em Dourados, conforme os dados disponibilizados pelo Guia Clima. Em janeiro choveu 302 milímetros, quase o dobro da média histórica do mês, que é de 163 milímetros. Em meio a 23 dias chuvosos, a maior precipitação pluviométrica do mês ocorreu no dia 2 do mês passado, 118 milímetros.

Com base no monitoramento climático que teve início em 1979, a Embrapa Agropecuária Oeste apurou que a chuva máxima diária já registrada em Dourados ocorreu no dia 8 de dezembro de 2006, quando o índice pluviométrico chegou a 148.4 milímetros.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Conscientização do Povo

    Conscientização do Povo

    Caros, neste caso especifico fica difícil dos morados e das autoridades, pois o volume foi muito grande em um período curto de tempo.Mas quero lembrar aqui do caso do túnel do parque das Nações ll, falta a CONSCIENTIZAÇÃO dos moradores do local, na rua Honduras da altura da escola tancredo neves até o túnel tem 11 bocas de lobo. E constantemente elas estão cheias de lixo deixado/jogado nas vias pela população, garrafas pet, sacolas de mercado, latas e garrafas de cerveja, maços de cigarros, enfim uma serie de materiais de dificulta o escoamento da água nos locais adequados.Na hora da chuva, estes materiais formam uma barreira, e as bocas de lobo ficam obsoletas, e a água desce para os locais mais baixos acumulando e causando estragos que estamos acostumados a acompanhar.Nos temos que fazer a nossa parte, e ter CONSCIÊNCIA que somos prejudicados por consequência de nossas próprias ATITUDES.