Dourados recebe 10 mil doses da Janssen para reforço da imunização contra Covid
Aplicação começará a ser feita na Central de Vacinação anexa ao Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, das 14h às 22h
Dourados recebeu 10.095 doses da vacina Janssen para reforçar a imunização de moradores locais contra o novo coronavírus. De acordo com a prefeitura, a aplicação começará a ser feita na Central de Vacinação anexa ao Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, das 14h às 22h.
Conforme o Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde, esse imunizante, originalmente definido como dose única, foi aplicado em 13.578 habitantes do município.
Contudo, em 23 de novembro o Ministério da Saúde recomendou a dose de reforço (segunda dose) às pessoas que tomaram o imunizante Janssen “a ser feito de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante no intervalo mínimo de 2 meses, podendo este intervalo ser de até seis meses, cuja estratégia pontual dependerá do cenário epidemiológico”.
Na quarta-feira (8), Mato Grosso do Sul recebeu 200.200 doses da Janssen para esse reforço e aprovou a distribuição aos municípios, 100% aos fronteira e 70% aos demais.
Com isso, 100.030 doses foram enviadas para Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.
Outras 100.170 doses foram repassadas, proporcionalmente, para as demais cidades sul-mato-grossenses com objetivo de atender a população acima de 18 anos.
Houve ressalva quanto às mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas. Elas deverão utilizar como dose de reforço o Imunizante Pfizer.