Dourados não tem casos confirmados de H1N1 em 2017, diz Vigilância em Saúde

Tiveram apenas sete notificações desde janeiro de 2017, mas nenhum caso positivo.

  • Karol Chicoski
Tiveram apenas sete notificações desde janeiro deste ano, mas nenhum caso positivo em Dourados. (Foto: Divulga... ()
Tiveram apenas sete notificações desde janeiro deste ano, mas nenhum caso positivo em Dourados. (Foto: Divulga... ()

O Departamento de Vigilância em Saúde informou à 94FM que neste ano em Dourados, não foi registrado nenhum caso confirmado de gripe H1N1. Tiveram apenas sete notificações desde janeiro, mas nenhum caso positivo.

De acordo com Devanildo de Souza, diretor de epidemiologia, teve redução nas notificações da doença se for comparar com o ano de 2016. No ano passado, entre Dourados e região, foram 157 casos suspeitos de H1N1, desse total, 56 foram confirmados. Em Dourados, quatro mortes foram registradas da doença naquele ano. 

Saiba mais >> Dourados registra queda no número de notificações de dengue em 2017

Mortes por H3N2 em MS

Em Mato Grosso do Sul, foram registradas duas mortes de H3N2 neste ano. De acordo informações da Secretaria de Estado de Saúde, dos dois casos, a mulher de 40 anos e uma bebê de um ano, morreram quatro dias após sentir os sintomas que iniciaram no dia 26 de abril.

Sintomas de H3N2 e a gripe H1N1

A gripe - tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B - tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

Cuidados

“Os cuidados para não existir transmissão de H1N1 é a vacina para quem faz parte do grupo de risco, higienização das mãos - lavar com água e sabão ou utilizar álcool em gel 70%, e tapar a boca e nariz sempre que espirrar ou tossir”. Explicou Devanildo de Souza.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.