Dourados entra em alerta de perigo para chuvas intensas e há riscos por ventos

Segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados está há 13 dias sem chuvas expressivas e nesta tarde a sensação térmica elevada também motivou alerta

Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste emitiu alerta de atenção por causa do calor intenso nesta tarde (Foto: 94FM/Arquivo)
Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste emitiu alerta de atenção por causa do calor intenso nesta tarde (Foto: 94FM/Arquivo)

Dourados entrou em alerta de perigo para chuvas intensas no final da manhã desta segunda-feira (13), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Essa condição deve persistir pelo menos até 10h de terça-feira (14).

Nesse período, conforme o aviso meteorológico, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia.

Outros riscos assinalados pelo Inmet são de ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, o que pode ocasionar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados está há 13 dias sem chuvas expressivas. Apesar dos 177.7 milímetros esperados para dezembro a partir da média mensal calculada com base em quatro décadas de monitoramento climático, o município ainda não chegou a 1 milímetro desde o dia 1º.

Esses dados foram apurados pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, que no início desta tarde emitiu alerta de atenção por causa do calor intenso.

Isso porque a temperatura que teve mínima de 22.6ºC nos primeiros sete minutos do dia saltou para 29.7ºC às 13h40 e pouco depois, às 13h45, a sensação térmica alcançou 31.9ºC.

Já a umidade relativa do ar que chegou a 93% às 5h00 despencou para 61% às 14h13.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.