Douradense que mora em Paris lança livro sobre Colônia Agrícola de Dourados
Escritora é prima do deputado Marçal Filho, que conseguiu recurso para construir Museu da Cand
A escritora douradense Mazé Torquato Chotil, que mora em Paris há quase 30 anos, planeja para abril o lançamento de um livro sobre a Cand (Colônia Agrícola Nacional de Dourados), região onde viveu a infância. Na obra intitulada “Minha aventura na colonização do Oeste”, a autora conta a história romanceada tirada da experiência de seus pais quando deixaram o Ceará em busca de terras para cultivar no antigo Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul.
Depois de trabalhar num sítio em Itaporã, a família da escritora foi para uma área da Cand localizada na sétima linha que nos anos 1950 pertencia ao município de Dourados e atualmente integra Glória de Dourados. Foi preciso derrubar a mata e formar sítio. Vivências desta época estão no livro que é para a autora uma homenagem a todo nordestino e outros povos que vieram colonizar o sul do antigo Mato Grosso.
Mazé Torquato Chotil é jornalista, pesquisadora, doutora em ciências da informação e da comunicação pela Universidade de Paris VIII. Ela vive em Paris desde 1985, onde se casou com o poeta e compositor francês Bernard Chotil. Também é autora de “Lembranças do sítio” (sobre suas lembranças na sétima linha), “Minha Paris Brasileira” e “Ouvrière chez Bidermann : une histoire, des vies” (sobre a vida de operárias de uma empresa de confecções).
A escritora é prima do deputado federal Marçal Filho (PMDB), parlamentar que garantiu junto ao Ministério do Turismo R$ 278.400,00 para a construção do Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, que é edificado entre os distritos de Vila São Pedro e de Indápolis, exatamente onde começou a implantação da Cand.
O museu que tem a construção articulada pelo deputado Marçal Filho é uma homenagem à Colônia Agrícola Nacional de Dourados e às pessoas que ajudaram a formá-la, verdadeiros responsáveis pelo desenvolvimento de toda a região que congrega Douradina, Cruzaltina, Vila Vargas, Panambi, Vila São Pedro, Indápois, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Vicentina, Jateí, Deodápolis e Dourados.