Sucuri é flagrada em cerca de parque na frente do shopping em Dourados
Cobra com tamanho estimado em mais de dois metros de comprimento estava na cerca instalada ao redor do parque Arnupho Fioravante, na Rua Santos Dumont
Douradense enviou à 94FM fotos de um flagrante inusitado que fez no início da tarde de terça-feira (25) nas proximidades do shopping. Uma sucuri com tamanho estimado em mais de dois metros de comprimento estava na cerca instalada ao redor do parque Arnupho Fioravante, na Rua Santos Dumont.
Segundo ele, policiais da Força Tática do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e da Polícia Militar Ambiental recolheram o animal para devolvê-lo à natureza. Em contato com a PMA nesta tarde, a reportagem da 94FM confirmou que houve a captura, mas os militares envolvidos na ação não souberam explicar se era de fato uma sucuri ou uma jiboia.
Há pouco mais de 10 meses, no dia 19 de novembro de 2017, outra cobra, com 3,5 metros de comprimento, foi encontrada na mesma área. Na ocasião, pessoas que passavam pelo local acionaram as autoridades ambientais e filmaram a operação de captura da serpente. (clique aqui para relembrar)
Meses antes, no início de setembro do ano passado, a 94FM contou a história de Mafalda, nome dado por servidores do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) para uma sucuri de mais de três metros de comprimento flagrada perto de um contêiner instalado pelo órgão no mesmo parque.
Naquela ocasião, o então diretor-presidente do Imam, informou ter solicitado parecer da PMA sobre eventual necessidade de capturar o animal para remanejá-lo a outro local.A própria corporação revelou à reportagem ser comum haver flagrante de sucuris na área urbana Dourados, não apenas no Parque Arnulpho Fioravante, mas por onde passa o Córrego Paragem, nos altos do Izidro e Jardim Água Boa, onde houve flagrantes noticiados em 2015 e 2016.
Ainda em setembro, o diretor-presidente do Imam afirmou acreditar que a cobra batizada de Mafalda era filhote de outra sucuri, maior, encontrada morta meses antes. E a professora Eli Leite Vargas compartilhou a foto desse animal que viu durante uma aula de campo do curso de Ciências Biológicas da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realizada no dia 10 de junho daquele ano.