Délia nomeia 3º secretário de Zauith; músico cuida do trânsito de Dourados

Apoio de bastidores que a atual prefeita teria recebido do antecessor é alvo de investigação no MPE

No dia 1o de janeiro, Carlos Fábio acompanhou a apresentação do secretariado de Délia, embora ainda não tivess... (Foto: André Bento)
No dia 1o de janeiro, Carlos Fábio acompanhou a apresentação do secretariado de Délia, embora ainda não tivess... (Foto: André Bento)

A prefeita Délia Razuk (PR) nomeou, no início desta semana, Carlos Fábio Selhorst dos Santos para o cargo de diretor presidente da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) de Dourados. Cantor e compositor, ele chefiou a Secretaria Municipal de Cultura durante a gestão do ex-prefeito Murilo Zauith (PSB). É o terceiro secretário que a atual mandatária mantém da administração anterior.

Ao assumir o comando da prefeitura, Délia já havia garantido a continuidade de Ledi Ferla na Secretaria Municipal de Assistência Social e de Landmark Ferreira Rios no comando da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária. Ambos pertencem aos quadros do PT (Partido dos Trabalhadores).

Agora, com a publicação de quarta-feira (18) do Diário Oficial do Município, com validade retroativa ao dia 12 passado, Carlos Fábio Selhorst dos Santos assume a Agetran no lugar de Juscelino Cabral, servidor estadual concursado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), órgão no qual atuou de 1988 a 2016 como perito de identificação em Dourados.

Foto: Reprodução/Facebook
Carlos Fábio comanda Agência Municipal de Trânsito

SECRETARIADO TÉCNICO E POLÍTICO

Durante a campanha eleitoral, ao ser sabatinada na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Délia Razuk deixou claro que pretendia unir aspectos técnicos e políticos na composição de seu secretariado.

“Todos nós temos um pouco de político. E nós vamos trabalhar com os dois, tanto técnico como político, porque é dessa forma que você consegue ouvir a comunidade. Tive pouco tempo mas conseguimos formar um corpo técnico de excelência quando fui prefeita”, argumentou a então candidata naquela oportunidade.

APOIO INVESTIGADO

A manutenção de três ex-secretários que pertenceram ao primeiro escalão de Zauith seria fruto de suposto apoio que o então prefeito deu à candidata Délia durante a campanha. Interlocutores de ambos garantem que isso ocorreu nos bastidores, já que o socialista foi responsável pela indicação do correligionário Rogério Yuri Farias Kintschev para vice de Gerado Resende (PSDB) nas eleições deste ano.

Esse suposto apoio de bastidores, por sinal, é alvo de investigação do MPE (Ministério Público Estadual), que divulgou a instauração de um Procedimento Preparatório Eleitoral com data de 28 de novembro de 2016 na edição do dia 9 de janeiro deste ano do Diário Oficial do MPE.

Assinado pelo promotor Ricardo Rotunno, o procedimento visa apurar a prática “de conduta vedada a agente público, consistente na utilização de bens e pessoal da administração pública em favor da campanha eleitoral da candidata a Prefeita”. Foi requisitado ao “Secretário Municipal de Agricultura que, no prazo de até 10 (dez) dias, encaminhe a esta Promotoria de Justiça cópias dos controles de deslocamento diário dos veículos pertencentes àquela pasta, referentes aos meses de janeiro a outubro do corrente ano informando, ainda, quem são os motoristas habilitados a conduzi-los”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.