Decreto muda toque de recolher para 21h, autoriza música ao vivo e proíbe dança
Prefeito Alan Guedes (PP) decretou medidas restritivas de prevenção à Covid-19 mais brandas após Dourados sair da bandeira cinza para vermelha no Prosseguir
Após Dourados sair da bandeira cinza para vermelha no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) do Governo de Mato Grosso do Sul, indicando que o grau de risco de contágio pela Covid-19 no município reduziu de extremo para alto, o prefeito Alan Guedes (PP) decretou medidas restritivas de prevenção mais brandas.
Clique e confira o decreto na íntegra!
Publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (24), o Decreto n° 461 de 24 de junho de 2021 mudou o toque de recolher, antes das 20h às 5h, para o período compreendido entre 21h e 5h, além de permitir apresentações com música ao vivo. Porém, proíbe a prática da dança.
Essa norma com medidas restritivas para prevenção do contágio do novo coronavírus entrará em vigor na sexta-feira (25) com vigência prevista até o próximo dia 1º de julho. São poucas as mudanças em relação à publicação anterior, que autorizou o funcionamento de praticamente todas as atividades econômicas mediante o respeito aos protocolos de biossegurança, como distanciamento social, uso de máscara facial e de álcool gel, entre outras regras postas desde o início da pandemia.
Mantida a vedação à permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, restaurantes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite, segue permitido o serviço de delivery de comida pronta para o consumo até às 23h todos os dias.
Agora foi autorizado o funcionamento das feiras locais, bem como da Feira Agroecológica do Parque dos Ipês. Mas segue proibida a abertura de praças e parques públicos, bem como de bibliotecas e museus, teatros e arenas, saunas, espaços Kids, em qualquer tipo de estabelecimento e local, e festas, eventos e comemorações, inclusive em residências.
Vedadas as aglomerações, continuam proibidos esportes coletivos amadores, porém, está autorizado o esporte individual, inclusive ao ar livre, e a prática esportiva do tênis e similares no formato simples (1 x 1).
Também está autorizada a abertura do espaço público denominado Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão (Jorjão), para realização de atividades físicas orientadas, desde que supervisionadas pela Fundação de Esportes de Dourados, “bem como, fica autorizado treinamento por parte das equipes comprovadamente classificadas a campeonatos promovidos pelas Federações, Confederações, Comitês Olímpico e Paralímpico Nacionais, FUNED e FUNDESPORTE”.